ORTHOK a opção SUSTENTÁVEL para MELHORAR a VISÃO
O tratamento de OrthoK é uma opção sustentável e amiga do ambiente para corrigir erros refrativos como miopia, astigmatismo, hipermetropia e presbiopia.
De forma muito comum ouve-se que as lentes de contacto descartáveis diárias são as mais saudáveis e confortáveis para os seus utilizadores, mas raramente se fala do impacto que elas e os seus blisters têm no ambiente.
A ligação entre as lentes de contacto e os microplásticos raramente é colocada. Contudo, as lentes de contacto moles, quando secas partem-se em pequenas partículas conhecidas como microplásticos. Os microplásticos são resistentes ao processo de degradação natural. Esta característica exacerba a sua acumulação nos ecossistemas e potencializa a sua dispersão e contaminação.
Estas pequenas partículas, tão pequenas como grãos de sal, podem ser consumidas ou inaladas pelos animais em estado selvagem e entrar na cadeia alimentar. Os microplásticos são especialmente perigosos em ambientes marinhos onde a vida marinha está exposta a tóxicos (também resultantes das soluções únicas utilizadas para conservar as lentes de contacto) e às partículas destes microplásticos. Isto resulta num problema para toda a cadeia alimentar, incluindo seres humanos que se alimentam dos animais que ingeriram microplásticos.
As lentes de OrthoK geram menos resíduos e têm um impacto ambiental menor. Enquanto que as lentes moles são descartadas frequentemente, as lentes de OrthoK são reutilizáveis e podem ser utilizadas por um período prolongado antes de precisarem substituídas. E, quando são substituídas são guardadas e não descartadas.
As soluções usadas no tratamento de OrthoK para manutenção e desinfeção das lentes também são amigas do ambiente. Utiliza-se peróxido de hidrogênio que é um agente desinfetante eficaz contra uma ampla gama de microrganismos incluindo bactérias, vírus, fungos e esporos, mas pode ser irritante para os olhos se não for completamente neutralizado antes de colocar as lentes de contato. Para a sua neutralização utiliza-se uma pastilha neutralizadora, as pastilhas neutralizadoras contêm catálase, uma enzima que catalisa a decomposição do peróxido de hidrogênio em água e oxigênio. Quando uma pastilha neutralizadora é adicionada a uma solução de peróxido de hidrogênio, a catálase na pastilha reage com o peróxido de hidrogênio para neutralizá-lo e torná-lo seguro para os olhos. É importante seguir as instruções do fabricante ao usar pastilhas neutralizadoras para garantir que o peróxido de hidrogênio seja completamente neutralizado antes de colocar as lentes de contato nos olhos. Desta forma, os ecossistemas não são afetados pelas soluções utilizadas e o cartão e plástico das embalagens são também recicláveis.
Além do acima descrito, sendo que tratamento de OrthoK ajuda a estabilizar a miopia, reduzindo a necessidade de atualizar constantemente os óculos à medida que esta condição progride, reduz a necessidade de substituição de óculos partidos e permite-lhe manter por mais tempo os seus óculos de sol favoritos por não ser necessário alterar a refração das lentes oftálmicas. Traduzindo-se em menos resíduos gerados pelo descarte frequente dos aros e lentes oftálmicas utilizadas bem como em recursos utilizados para produzi-los.
Por todos os motivos acima descritos considera-se que o tratamento de OrthoK é amigo do ambiente.