Ortoqueratologia e Nutrição: Uma Visão Integral da Saúde Ocular
O que é a Ortoqueratologia?
A ortoqueratologia, carinhosamente Ortho-K, é uma solução inovadora, não cirúrgica, para corrigir a falta de visão provocada pela miopia, hipermetropia, astigmatismo e presbiopia, que restitui a visão enquanto dorme. Este tratamento envolve o uso de uma lente de contacto especial, concebida para usar apenas enquanto dorme e, que ao retirar pela manhã, permite aos seus usuários verem bem sem óculos e lentes de contato durante o dia.
Ortho-K oferece liberdade e conveniência que transforma não apenas a visão, mas também a vida de quem faz o tratamento.
Benefícios da Ortoqueratologia
Correção da Visão
Ortho-K oferece uma correção eficaz da visão sem cirurgia, sendo uma opção atraente para aqueles que desejam evitar procedimentos invasivos.
Controle da Miopia
Ortho-K ajuda a travar a progressão da miopia em crianças, adolescentes e adultos.
Liberdade de Óculos e Lentes de Contacto Diurnas
Ideal para pessoas que praticam desporto ou atividades onde os óculos ou lentes de contato podem ser inconvenientes. Ideal para pessoas que sofrem de olho seco e intolerância às lentes de contacto diurnas.
Autoestima, Auto-imagem, Auto-confiançae e Segurança
Para muitos, a dependência de óculos ou lentes de contato pode ser uma fonte de insegurança ou desconforto, especialmente entre crianças e adolescentes. Ortho-K elimina essa barreira, permitindo que os usuários participem ativamente em atividades desportivas e sociais sem preocupações.
Ortho-K não só corrige a visão, mas também fortalece o bem-estar emocional e psicológico dos seus utilizadores.
A Nutrição e a Saúde Ocular
A saúde dos nossos olhos está intrinsecamente ligada à qualidade da nossa alimentação. Os Nutrientes que ingerimos desempenham um papel fundamental na manutenção da visão e na prevenção de doenças oculares. A visão não depende apenas da forma como é compensada (lentes oftálmicas, lentes de contacto diurnas, ortho-k, cirurgia, outras), mas também das atividades desempenhadas no nosso dia a dia e da alimentação. Uma dieta rica em frutas e vegetais coloridos, peixes gordurosos e ovos pode fornecer estes nutrientes vitais e ajudar a proteger os olhos. Ao priorizar uma alimentação equilibrada, estamos não só a nutrir o corpo, mas também a zelar pela visão, garantindo uma qualidade de vida melhor e mais saudável.
**Vitamina A**
É essencial para a saúde ocular uma vez que ajuda a converter a luz em sinais elétricos que serão enviados para o cérebro, é necessária para o pigmento da retina, responsável pela visão noturna, funcionar corretamente. Também mantem a humidade na córnea e ajuda a prevenir condições oculares como a cegueira noturna. Alimentos ricos em vitamina A incluem cenouras, batata-doce e espinafre.
**Vitamina C**
A vitamina C, ou ácido ascórbico, é um antioxidante solúvel em água que desempenha um papel fundamental na formação e manutenção do tecido conjuntivo, incluindo o colágeno presente na córnea. A Vitamina C também mantém a saúde dos vasos sanguíneos em todo o corpo, incluindo os delicados vasos sanguíneos da retina. Pode ajudar a prevenir ou retardar a progressão das cataratas e degeneração macular relacionada à idade (DMRI). Frutas cítricas, como laranja e limão, morangos, kiwis e pimentos verdes e vermelhos são óptimas fontes de vitamina C.
**Vitamina E**
A vitamina E, conhecida como tocoferol, é uma vitamina solúvel em gordura que ajuda a manter a saúde dos olhos protegendo-os dos radicais livres. Ela desempenha um papel importante porque ajuda a proteger as células oculares das lesões oxidativas. Protegendo os olhos das condições oculares associadas com o envelhecimento. Pode ser encontrada em nozes, sementes e óleos vegetais.
**Ácidos Gordos Ômega-3**
Os ácidos gordos são importantes para a saúde da retina. São também importantes porque estimulam a produção lacrimal e a lubrificação ocular. Melhoram a camada lipídica presente na lágrima e reduzem os sintomas de olho seco porque melhoram o funcionamento das glândulas de meibómio, responsáveis por produzir a parte lipídica da lágrima que previne a sua evaporação. Peixes gordos como salmão, sardinha ou atum e sementes de linhaça douradas são alimentos ricos em ômega-3.
**Zinco**
Contribui para o transporte da vitamina A do fígado para a retina, promovendo a produção de melanina, um pigmento protetor dos olhos. Além disso, o zinco pode desacelerar a progressão da degeneração macular relacionada à idade (DMRI) e contribuir para a percepção de cores e acuidade visual. O zinco também está envolvido na resposta à luz no olho, ajudando a controlar como os olhos se adaptam a ambientes claros ou escuros. Alimentos ricos em Zinco são Ostras, carnes vermelhas, tofu, nozes, sementes, lentilhas e feijões.
**Luteína e Zeaxantina**
A luteína e a zeaxantina são antioxidantes que protegem os olhos das ondas de luz prejudiciais, como os raios ultravioleta. Atuam como um bloqueador natural, absorvendo o excesso de energia luminosa e protegendo contra a luz azul que pode danificar a retina. Associa-se a presença destes antioxidantes nos tecidos oculares com uma visão melhor, especialmente em ambientes com pouca luz ou encandeamento. Podem ajudar a prevenir doenças como a degeneração macular relacionada à idade (DMRI) e outras condições oculares. Estes nutrientes podem ser encontrados, em conjunto, no espinafre, couve, milho, pistacho, vegetais de folha verde escura e gema de ovo.
A Relação entre Ortho-K, Nutrição e Saúde Ocular
Ortho-K restitui a visão enquanto dorme, devolvendo-lhe a liberdade de ver pelos seus próprios olhos e, a nutrição fornece os nutrientes essenciais que dão suporte à saúde geral dos olhos e previnem as doenças que podem comprometer a visão.
Portanto, uma abordagem holística, combinando o tratamento Ortho-K com uma nutrição adequada, dieta rica em nutrientes, oferece o suporte bioquímico que vai potencializar os resultados do tratamento Ortho-k e contribuir para manter a sua saúde ocular saudável a longo prazo.
Dicas para Integrar Nutrição e Ortoqueratologia no Dia a Dia
Consultas Regulares
Agende consultas regulares com a sua ortoqueratologista para monitorar a eficácia do tratamento e a saúde geral dos seus olhos.
Planeie as Refeições
Incorpore uma variedade de alimentos ricos em vitaminas A, C, E, ômega-3, zinco, luteína e zeaxantina na sua dieta diária.
Hidratação
Beba água, a hidratação adequada é essencial para a saúde dos olhos.
Evite o Uso de Ecrãs
Reduza o tempo de exposição a ecrãs e faça pausas frequentes para evitar o cansaço ocular.
Ao optar pelo tratamento Ortho-K e combinar os seus benefícios com uma alimentação nutritiva e equilibrada, está a contribuir para manter a sua visão nítida e saudável. Esta combinação poderosa é a chave para cuidar dos seus olhos de maneira completa, assegurando que a qualidade da sua visão seja preservada por toda a vida. Lembre-se, olhos saudáveis contribuem para um futuro mais brilhante e cheio de possibilidades!
Olhos Saudáveis Melhor Qualidade de Vida!
Referências
- Si, JK., & Bai, Q. (2015). Orthokeratology for myopia control: a meta-analysis. Optometry and Vision Science, 92(3), 252-257.
- Cho, P., Cheung, SW., & Edwards, M. (2005). The longitudinal orthokeratology research in children (LORIC) in Hong Kong: a pilot study on refractive changes and myopic control. Current Eye Research, 30(1), 71-80.
- 3. Age-Related Eye Disease Study Research Group. (2001). A randomized, placebo-controlled, clinical trial of high-dose supplementation with vitamins C and E, beta carotene, and zinc for age-related macular degeneration and vision loss: AREDS report no. 8. Archives of Ophthalmology, 119(10), 1417-1436.
- Mozaffarieh, M., & Flammer, J. (2007). A brief review on the role of antioxidants in ocular disease. Molecular Vision, 13, 1301-1310.
- SanGiovanni, JP., & Chew, EY. (2005). The role of omega-3 long-chain polyunsaturated fatty acids in health and disease of the retina. Progress in Retinal and Eye Research, 24(1), 87-138.
- Johnson, EJ. (2013). Role of lutein and zeaxanthin in visual and cognitive function throughout the lifespan. Nutrition Reviews, 72(9), 605-612.
- Chiu, CJ., & Taylor, A. (2007). Nutritional antioxidants and age-related cataract and maculopathy. Experimental Eye Research, 84(2), 229-245.
- Chew, EY., Clemons, TE., Sangiovanni, JP., et al. (2014). Secondary analyses of the effects of lutein/zeaxanthin on age-related macular degeneration progression: AREDS2 report no. 3. JAMA Ophthalmology, 132(2), 142-149.